Escultura de Paulina Bonaparte Borghese feita por Antonio Canova (Foto: Lalá Ruiz) |
Visitar a Galleria Borghese foi um dos programas mais bacanas que fiz durante minha segunda viagem a Roma, na Itália. Esse pequeno porém importante museu está localizado no parque Villa Borghese, um dos muitos espaços verdes da capital italiana, e possui um acervo impressionante de esculturas, mosaicos e pinturas datados dos séculos 15 ao 19.
Esse acervo (assim como o palácio que o abriga) pertenceu à família Borghese, uma das mais influentes de Roma. O primeiro e principal núcleo da coleção é composto por obras adquiridas pelo cardeal Scipione Caffarelli Borghese (1579-1633), sobrinho do papa Paulo V (nascido Camilo Borghese, 1550-1621). Hoje o museu pertence ao governo italiano.
As obras estão expostas em 20 salas adornadas com afrescos. Entre elas estão pinturas de alguns dos mais importantes artistas italianos de todos os tempos, como Caravaggio, Rafael, Tiziano, Correggio, Antonello da Messina e Giovanni Bellini, além de uma impressionante coleção de esculturas de Gian Lorenzo Bernini e Canova.
Uma das obras mais significativas da Galleria Borghese é a escultura de Antonio Canova (1757-1822) que retrata Paulina Bonaparte Borghese (1780-1825), irmã de Napoleão Bonaparte e casada com o príncipe Camillo Borghese, representando a Venus Victrix nua. A riqueza de detalhes realmente impressiona, a ponto de o colchão no qual ela está deitada parecer real.
Apolo e Dafne, de Gian Lorenzo Bernini (Foto: Lalá Ruiz) |
Outras esculturas não menos impressionantes são Davi, Apolo e Dafne e o Rapto de Proserpina, as três de autoria de Gian Lorenzo Bernini (1598-1680). Bernini, vale ressaltar, foi um dos importantes nomes do barroco italiano, tendo também se destacado como pintor e arquiteto. Entre outros trabalhos, ele projetou a Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Já entre as pinturas merece destaque uma série de obras de autoria de Michelangelo Merisi (1571-1610), mais conhecido como Caravaggio. Estão expostas no museu as pinturas Rapaz com Cesto de Frutas, Autorretrato como Baco ou Baco Enfermo, São Jerônimo, Nossa Senhora dos Palafreneiros, São João Batista e Davi com a Cabeça de Golias.
Essa última, aliás, tem uma história um tanto peculiar. Caravaggio almejava o perdão papal após ter matado um homem durante uma briga. Assim, ao conceber a obra, fez da cabeça decapitada do gigante Golias o seu autorretrato, como se oferecesse a própria cabeça em troca do desejado perdão. Coisa de gênio da pintura. Veja vídeo com imagens do museu:
SERVIÇO
Galleria Borghese
Endereço: Piazzale Scipione Borghese, 5, Roma, Itália
Ingressos: A partir de 18 euros + 2 euros de taxa de agendamento (obrigatório)
Horário de funcionamento: Diariamente, exceto dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro. Os turnos de visita ocorrem de duas em duas horas, para um máximo de 360 pessoas, das 9h às 11h, das 11h às 13h, das 13h às 15h, das 15h às 17h e das 17h às 19h. Às quintas-feiras o museu funciona também das 19h às 21h.
Para informações sobre todos os tipos de ingresso, gratuidades, visitas guiadas (fiz, vale muito a pena), promoções etc., acesse o site: galleriaborghese.beniculturali.it.
Dica: Não deixe de passar pela lojinha do museu. É um ótimo lugar para comprar presentinhos para os amigos.
- EM TEMPO 1: Além das obras expostas nas 20 salas, há outras 260 pinturas no depósito do museu. O local pode ser visitado pelo público em dias específicos, também mediante agendamento.
- EM TEMPO 2: Cerca de 300 peças que faziam parte da coleção da família Borghese foram compradas por Napoleão Bonaparte em 1807. Algumas esculturas hoje estão expostas no Museu do Louvre.
- EM TEMPO 3: Como escrevi acima, a Galleria Borghese fica na Villa Borghese, um parque público romano. Se visitar museu não é a sua praia, de repente poderá gostar de conhecer esse espaço, muito utilizado para caminhadas, prática de exercícios ou simplesmente para esquecer da vida. Veja vídeo:
*Texto publicado originalmente em 30/5/2019 no site lalaruiz.com.br, que foi extinto devido a problemas com a empresa de hospedagem.
Comentários
Postar um comentário